Contabilidade completa para sua empresa ir mais longe.

CONVERSE CONOSCO
Contabilidade digital completa para sua empresa
Nós te ajudamos a elevar o nível da sua empresa

Abra sua empresa e tenha uma gestão contábil assertiva.

QUERO ABRIR MINHA EMPRESA

Tabelas Práticas

CRITÉRIOS PARA E-COMMERCE ADERIR AO PROGRAMA PARANÁ COMPETITIVO

Nos termos do art. 3° do Decreto Nº 7721 DE 25/10/2024, o Programa Paraná Competitivo aplica-se a projetos de implantação, de expansão, de diversificação ou de reativação do estabelecimento, para sua consolidação o Chefe do Poder Executivo poderá, por meio de Protocolo de Intenções:

a) autorizar a adesão às isenções, aos incentivos e aos benefícios fiscais ou financeiro-fiscais concedidos ou prorrogados por outro Estado da Região Sul, nos termos da cláusula décima terceira do Convênio ICMS Nº 190 DE 15/12/2017;

b) estender a concessão das isenções, dos incentivos e dos benefícios fiscais ou financeiro-fiscais a outros contribuintes estabelecidos neste estado, sob as mesmas condições e nos prazos-limites de fruição, nos termos da cláusula décima segunda do Convênio ICMS Nº 190 DE 15/12/2017.

O programa também poderá ser aplicado:

a) a projetos vinculados à implantação e/ou à expansão de linhas aéreas regionais, nacionais e internacionais nos aeroportos localizados no Estado do Paraná;

b) a estabelecimentos que industrializam produtos eletroeletrônicos, de telecomunicações e de informática, localizados nos municípios com funcionamento de Universidade Federal Tecnológica, de Instituto Federal do Paraná ou de Universidade Estadual do Paraná, nos termos da Lei Nº 21341 DE 23/12/2022.

Especificamente sobre empresas com atividade E-Commerce conforme disposto no § 5º, art. 13 do Decreto Nº 7721 DE 25/10/2024, para a concessão do crédito presumido nestas operações o contribuinte deverá investir e faturar:

I - o montante mínimo de investimento exigido será de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais);

II - o montante mínimo de faturamento anual previsto no projeto deverá ser de R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais).

1. CONCEITO DE INVESTIMENTO PARA FINS DE REGIME ESPECIAL

De acordo com conceito dado pelo art. 4º do Decreto Nº 7721 DE 25/10/2024, considera-se como investimento, a soma dos valores gastos na execução do projeto e na aquisição de bens do ativo imobilizado, relacionados com a atividade empresarial, tais como: terreno, edificação, máquinas, aparelhos e equipamentos de processamento eletrônico de dados, inclusive os aplicativos que o integram, móveis e utensílios, ferramentas e veículos de uso profissional, inclusive na modalidade de "leasing".

Não poderão ser considerados como investimento:

a) as despesas operacionais e não operacionais, mesmo que relacionadas ao projeto;

b) as despesas de manutenção de máquinas e equipamentos;

c) as despesas realizadas em local diverso do empreendimento;

d) o pagamento de mão de obra, exceto se relacionada diretamente com a construção e a instalação das edificações do projeto;

e) o fretes e seguros;

f) os bens do ativo imobilizado recebidos em transferência de estabelecimento localizado no território paranaense;

g) o realizado em período que precede aos 12 meses anteriores à data do protocolo do requerimento para enquadramento no Programa.

Serão ainda computados como investimentos aqueles aplicados em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - PD&I, diretamente ou por terceiros, desde que integralmente aplicados no Paraná, e deverão ser segregados contabilmente por projeto,  § 2°, art. 4° do Decreto Nº 7721 DE 25/10/2024.

Investimentos aplicados em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), diretamente ou por terceiros, serão considerados para aplicação do Programa Paraná Competitivo, desde que integralmente aplicados no Paraná submetidos à aprovação do Estado, tendo em vista o planejamento setorial, § 1°, art. 4° do Decreto Nº 7721 DE 25/10/2024.

Para empresas E-Commerce não se concederá os tratamentos tributários diferenciados para projetos cujo investimento não se inicie em até seis meses, contados da data do protocolo do requerimento, § 3°, art. 4° do Decreto Nº 7721 DE 25/10/2024.

O valor de investimento será glosado na parte que não esteja em conformidade com o referido artigo 4°, conforme § 4º, art. 4° do Decreto Nº 7721 DE 25/10/2024.

2. OBRIGAÇÕES DO FISCO AO CONCEDER FRUIÇÃO DESTE REGIME AO CONTRIBUINTE

Conforme art. 6° do Decreto Nº 7721 DE 25/10/2024, ao “Invest Paraná”:

a) prospectar novos projetos de investimento, abrangendo todas as ações de divulgação do Estado do Paraná, bem como o destino de investimentos;

b) orientar e apoiar os potenciais investidores para a estruturação do projeto;

c) solicitar parecer de outros órgãos da administração direta e indireta do Estado do Paraná, de acordo com a pertinência do projeto.

Nos termos do art. 7° do Decreto Nº 7721 DE 25/10/2024, caberá ao Secretário de Estado da Fazenda, mediante despacho autorizativo, deliberar em caráter definitivo sobre o tratamento tributário diferenciado aplicável ao projeto.

O requerente, após ser cientificado do despacho autorizativo, deverá se manifestar no prazo de até dez dias úteis, sob pena de arquivamento do pedido. 

O despacho autorizativo será precedido de parecer técnico-jurídico da Assessoria de Assuntos Tributários e Econômicos (AAET) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA).

A autorização para fruição dos tratamentos tributários diferenciados poderá ser concedida pelo prazo de até 48 meses.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Le Monde Contabilidade

Le Monde Contabilidade

WhatsApp